quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Dilema do Áudio

Uma dúvida freqüente entre todos os que desenvolvem quiosques de auto-atendimento ou mesmo sistemas de digital signage, é a adoção ou não do áudio. É quase uma unanimidade entre os especialistas a recomendação de não utilizar áudio na mídia digital.
A razão é muito simples, os sistemas sempre são instalados em ambientes onde o ruído impera, por exemplo, aeroportos, supermercados e áreas públicas em geral. Além disso, um loop de áudio executado várias vezes ao dia, é capaz de irritar as pessoas a ponto de puxarem o fio da tomada.
A opção pelo áudio deve ser feita com cuidado, em situações onde se pretende criar uma certa atmosfera ou em vídeos de demonstração. Uma boa saída, é utilizar alto-falantes direcionais e sensores de presença, que fazem com que o som seja disparado somente na presença de alguém.
Porém, para quem projeta os sistemas, nem sempre é fácil convencer o cliente de que ao tentar a todo custo captar a atenção, podemos criar um ambiente estressante do qual o potencial cliente quer mesmo é fugir.
Mainatec

Nenhum comentário:

Postar um comentário