terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Mina de Ouro do Mercado de Informação



 


Segundo o relatório do Summit Research Associates, a América do Norte lidera a adoção de terminais no mundo com 1,2 milhões de dispositivos instalados até 2009. Isso representa um crescimento de 61% sobre os 734.000 instalados até 2007.

É um mercado em expansão apesar da recessão global, que cresce conforme aumentam o uso e a aceitação por parte das pessoas.

Desde a última edição do relatório, há dois anos, as novas ofertas de serviços como aluguel de DVD, compra de ingressos, aluguel de carros, check-in e out de hotéis, fotografia digital, ckeck-in em aeroportos, pagamento de contas e self-checkout em supermercados, se tornaram comuns.

Esse mercado cresce conforme os velhos equipamentos vão sendo substituídos e novos serviços vão surgindo. O público, em privacidade, conforto e já não é necessário forçar as pessoas a utilizar os equipamentos.

A nível Global, ao final de 2008 existiam 1,8 milhão de equipamentos instalados na América do Norte, 321.000 na Europa, 271.000 na Ásia e 33.000 no resto do mundo. Isso apesar da recessão ter acabado ou paralisado inúmeros projetos.

O relatório projeta ainda, mais de 2 milhões de unidades instaladas no mundo até 2011. A América do Norte respondendo por 1,3 milhão, a Europa por 360 mil, a Ásia com 305 mil e o resto do mundo 38 mil.

Fonte: Go-Kis

Bem, como brasileiro fico um pouco desconfortável sendo incluído no "resto do mundo". O relatório não distingue a América Latina da África.

Como profissional dessa indústria prevejo um crescimento desse mercado. Acredito que o Brasil sozinho responde por pelo menos metade desses 38 mil . Com todos os eventos que acontecerão, não é conservador afirmar que aqui temos um potencial para algo entre 60 e 90 mil equipamentos, considerando um mercado de 15 a 20 vezes menor que os EUA.

Vejam algumas relações entre os mercados Americano e Brasileiro

Mercado de Automóveis : 4X

Computadores: 8X

Café: 1,3X

Produtos de Beleza: 3X

Apostaria que até 2014, temos um mercado de pelo menos 50 mil máquinas, mais de 10 mil por ano, sem contar as substituições.


 


Mainatec

Nenhum comentário:

Postar um comentário